Reflexões sobre A MÍDIA (Maria Luiza Belloni)

25-09-2011 13:29

 artigo trata de alguns aspectos referentes aos meios de comunicação de massa (mídia): * Técnico: como as mídias agem sobre o desenvolvimento das crianças. * Sociológico: como as crianças percebem as mensagens que lhes são transmitidas.

Dois eixos de tratamento das questões referentes as mídias:

  1. A primazia da técnica. Tomar a mídia como um dos elementos deste ambiente técnico em que estamos envolvidos e que fornece estímulos muito diferentes dos encontrados na natureza.
  2. O caráter organizado das sociedades contemporâneas em que tudo, até mesmo a satisfação dos instintos humanos, parece obedecer as regras da produção industrial.

Dois pressupostos orientam estas reflexões?

  1. A televisão é o veículo principal da mídia (seu elemento técnico mais avançado e ainda não superado).
  2. A criança é considerada como uma categoria social com características específicas: estado de formação, sujeito do processo de socialização e situação de dependência econômica e civil.

A primazia da técnica

Objetos técnicos de todos os tipos e com as mais variadas funções e utilidades estão substituindo os objetos os meios naturais.  Um conjunto de máquinas povoa a vida cotidiana nas cidades em quase todo o planeta e mesmo nas zonas rurais dos países desenvolvidos. A crescente presença dos objetos técnicos mediatizando as relações dos homens entre si e com a natureza acompanhada uma tendência à secularização e uma maior racionalização nas formas como o homem percebe o mundo. A técnica mediatiza e dá forma às relações humanas (O homem está distante da produção, se comunica a distância). Estas questões tem conseqüências diretas nos processos de transmissão cultural e de socialização das novas gerações.

A sociedade organizada

            Como quase tudo pode ser produzido em escala industrial, há a necessidade de que a produção seja planejada, medida racionalizada. Este princípio extrapolou o mundo do trabalho para atingir a vida privada. O lazer e a consciência são produzidos industrialmente. As sociedades contemporâneas são técnicas e industriais e estas características impregnam todas as esferas da vida social, invadindo o espaço privado, antes domínio do indivíduo e de sua família.

A sociedade de consumo e o consumidor

  • As imagens do mundo difundidas pela mídia formam a consciência que os homens têm do mundo real e de seu papel neste mundo. O Discurso difundido pela TV é uniforme.
  • O discurso oral e a imagem formam o substrato da difusão de mensagens pela mídia. A mídia parece cada vez mais substituir com suas imagens factícias as experiências realmente vividas. Ao mundo real incorpora-se o mundo representado.
  • O homem não cultiva mais as tradições do passado para basear nelas a construção do futuro (valores liberais e democráticos da sociedade capitalista clássica do século XIX)
  • As imagens transmitidas pela televisão não só informam o indivíduo mas também formam a sua personalidade. Apresentando-lhes modelos de comportamento. É uma sociedade que tem um caráter efêmero: o que importa é o que parecemos.
  • Na sociedade do espetáculo a política é fundada na aparência, o essencial é comunicar, o importante é convencer.
  • Um turbilhão de imagens locais e externas, próximas e desconhecidas, invade o cotidiano das crianças e dos adolescentes, formando a sua personalidade e suas percepções do mundo
  • Nas sociedades contemporâneas, a consciência dos indivíduos é produzida em escala industrial.