Reflexões sobre A MÍDIA (Maria Luiza Belloni)
artigo trata de alguns aspectos referentes aos meios de comunicação de massa (mídia): * Técnico: como as mídias agem sobre o desenvolvimento das crianças. * Sociológico: como as crianças percebem as mensagens que lhes são transmitidas.
Dois eixos de tratamento das questões referentes as mídias:
- A primazia da técnica. Tomar a mídia como um dos elementos deste ambiente técnico em que estamos envolvidos e que fornece estímulos muito diferentes dos encontrados na natureza.
- O caráter organizado das sociedades contemporâneas em que tudo, até mesmo a satisfação dos instintos humanos, parece obedecer as regras da produção industrial.
Dois pressupostos orientam estas reflexões?
- A televisão é o veículo principal da mídia (seu elemento técnico mais avançado e ainda não superado).
- A criança é considerada como uma categoria social com características específicas: estado de formação, sujeito do processo de socialização e situação de dependência econômica e civil.
A primazia da técnica
Objetos técnicos de todos os tipos e com as mais variadas funções e utilidades estão substituindo os objetos os meios naturais. Um conjunto de máquinas povoa a vida cotidiana nas cidades em quase todo o planeta e mesmo nas zonas rurais dos países desenvolvidos. A crescente presença dos objetos técnicos mediatizando as relações dos homens entre si e com a natureza acompanhada uma tendência à secularização e uma maior racionalização nas formas como o homem percebe o mundo. A técnica mediatiza e dá forma às relações humanas (O homem está distante da produção, se comunica a distância). Estas questões tem conseqüências diretas nos processos de transmissão cultural e de socialização das novas gerações.
A sociedade organizada
Como quase tudo pode ser produzido em escala industrial, há a necessidade de que a produção seja planejada, medida racionalizada. Este princípio extrapolou o mundo do trabalho para atingir a vida privada. O lazer e a consciência são produzidos industrialmente. As sociedades contemporâneas são técnicas e industriais e estas características impregnam todas as esferas da vida social, invadindo o espaço privado, antes domínio do indivíduo e de sua família.
A sociedade de consumo e o consumidor
- As imagens do mundo difundidas pela mídia formam a consciência que os homens têm do mundo real e de seu papel neste mundo. O Discurso difundido pela TV é uniforme.
- O discurso oral e a imagem formam o substrato da difusão de mensagens pela mídia. A mídia parece cada vez mais substituir com suas imagens factícias as experiências realmente vividas. Ao mundo real incorpora-se o mundo representado.
- O homem não cultiva mais as tradições do passado para basear nelas a construção do futuro (valores liberais e democráticos da sociedade capitalista clássica do século XIX)
- As imagens transmitidas pela televisão não só informam o indivíduo mas também formam a sua personalidade. Apresentando-lhes modelos de comportamento. É uma sociedade que tem um caráter efêmero: o que importa é o que parecemos.
- Na sociedade do espetáculo a política é fundada na aparência, o essencial é comunicar, o importante é convencer.
- Um turbilhão de imagens locais e externas, próximas e desconhecidas, invade o cotidiano das crianças e dos adolescentes, formando a sua personalidade e suas percepções do mundo
- Nas sociedades contemporâneas, a consciência dos indivíduos é produzida em escala industrial.