COLÉGIO MUNICIPAL PROFª SILENE DE ANDRADE CONTEMPLA A POESIA GOIANA

04-10-2011 23:27

 

 

A poesia goiana é rica e possui fases interessantes. Como podemos analisar pelo livro "A Poesia em Goiás" de Gilberto Mendonça Teles. Nesse sentido, no dia 30 de setembro de 2011 ocorreu na Escola Estadual Professora Silene de Andrade a palestra "Poesia Goiana: histórias e encantos" ministrada pelo Profº Esp. Osvaldo Jefferson da Silva.

 

No evento foi apresentadas as diferentes fases do panorama histórico da poesia em Goiás, analisando alguns poemas e conhecendo principais poetas de cada período. Esta ação literária fez parte da programação da 1ª Mostra Cultural da unidade escolar que promoveu a integração dos alunos, professores e demais profissionais da escola.

 

Versos... não

poesia...

 

Um modo diferente de contar velhas histórias.

(Cora Coralina)

 

Se comparada com ao cenário Nacional a Literatura em Goiás tardou a amadurecer. Fatores que contribuíram para que as manifestações literárias em Goiás acontecessem tardiamente, Gastão de Deus cita alguns deles

 

    O isolamento geográfico e espiritual do Estado e, sobretudo em suas regiões  norte nordeste, a imaturidade político-administrativa e a preocupação primária de nossos antepassados constituíram as causas históricas que retardaram o aparecimento das primeiras manifestações literárias.


 

Para compreender esses e outros fatores sobre a poesia goiana Gilberto Mendonça Teles no livro “A poesia em Goiás”, divide a história da poesia em seis períodos metodológicos. Assim, começa 1726 com o lançamento do primeiro jornal da província, o quarto do país e que preparou os goianos para participarem das ideias abolicionistas e republicanas, até a efervescência da Contemporaneidade Literária.

 

Gilberto Mendonça Teles (30/06/1931)

• A poesia em Goiás (1964)

• Obras: Alvorada (1955), Estrela D’Dalva (1956), Planície (1958), Fábula de Fogo (1061) e Pássaro de Pedra (1962)